Sobre
NOSSA VISÃO
EQUIPE:
Direção e produção Geral:
Gustavo Guimarães Gonçalves Drt: 0035510
Elenco:
Guto Vieira
Thauana Garcia
Thiago Morrinho
Por que fazer teatro? Para quem? Qual a nossa importância como fazedores de cultura? Essa são questões que nos fazemos diariamente exercendo o nosso ofício. Por isso, queremos novos desafios.
Há aqueles que enxergam como utopia acreditar que uma obra de arte possa ser completamente acessível para todos. Os Ciclistas Bonequeiros são pessoas que se preocupam com uma sociedade em que pessoas não sejam privadas de andar pelos espaços públicos, de sorrir ou de sonhar, afinal de contas, para nós, todo mundo tem o direito de entender uma história e seu contexto, ter acesso a histórias e poder aprender se divertindo.
O grupo nasceu das diversas propostas da Cia Catraca do Riso, que desde 2008 vem construindo um trabalho de pesquisa e artes cênicas, tendo como casa a região do Campo Limpo, zona de São Paulo. Uma de suas marcas é a adaptação espacial, tendo se apresentado em diversas casas de cultura, Associações como a AMJ Piracuama (Campo Limpo) a Casa Amarela, o Paço Cultural Júlio Guerra (Santo Amaro), assim como CEUs e as ruas da cidade. Mas foi no trabalho de rua que adquiriu sua identidade, e encontrou definição na arte como meio de transformação social, o que acabou se tornando a diretriz do grupo.
A ação inicial em cima de uma bicicleta foi a do teatro lambe-lambe. Foram várias temáticas como "cultura popular", "Liberdade de pensamento", "Macunaíma", "Paulo Eiró" e "Circo" circulando por parques e praças e sendo apresentados para uma pessoa por vez.
Além de apresentações na rua, fizemos o seguinte trajeto:
- 2018 - Circuito Municipal de Cultura;
Trilogia Circo no Sesc Berioga, Trilogia Circo no Sesc Taubaté
- 2017 - Virada Cultural SP
- Em 2013 o projeto foi contemplado pelo Edital do programa VAI com atividades na periferia paulistana. Inspirados na técnica oriental de contação de histórias o grupo realiza contações com mini teatros sob bicicletas.
- Em 2014 o grupo fez parte do Circuito Sesc;
- Em 2015 o grupo fez parte das viradas culturais de São Paulo e Minas Gerais e estreou o Triciclo das histórias com o projeto "literatura postal"
- Em 2016 O grupo realiza uma mostra de seu repertório no centro de São Paulo no projeto “Paulista aberta”, na praça do ciclista, passando o chapéu.
- Em 2017 a ação "Literatura Postal" virou o TCC de Gustavo Guimarães Gonçalves.
- Em 2018 o "Triciclo culinário" sai do papel e conta a história da tapioca na primeira mostra de teatro em trânsito. O literatura Postal - Triciclo das histórias e teatro lambe- lambe "Trilogia circo" fizeram parte da virada cultural.